HISTORIA

GEOGRAFIA

ECONOMIA

TURISMO

FOTOS

NOTICIAS

NATUREZA

SERVIÇOS

CULTURA

FESTAS & EVENTOS

Webmaster

Index

SUMIDOURO

FEIJÃO IRRIGADO

O feijão é amplamente cultivado no Estado do Rio de Janeiro, em pequenas áreas sob sistema de subsistência, que totalizam cerca de 13.877 hectares, distribuídos em praticamente todos os municípios do estado (EMATER-RIO, 1997). A produtividade média estadual é da ordem de 800 kg/ha, o que significa uma produção média anual de 11.000 toneladas de grãos, ainda insuficiente para atender à demanda de consumo da população, estimada em 13,4 milhões de habitantes (CIDE, 1997). Consequentemente, a maior parte do feijão consumido no Rio de Janeiro é proveniente de importações de outros estados, principalmente Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A flutuação de preços praticados no mercado do CEASA/RJ, apontam os meses de outubro-dezembro e maio/junho como os picos de preços máximos obtidos no período entre 1984 e 1998. O cultivo de feijão no período maio/julho, só é viável sob tecnologia de irrigação, de modo a suprir a deficiência hídrica acentuada que normalmente ocorre no inverno. Optou-se então, após informações colhidas junto aos pesquisadores da equipe de feijão da PESAGRO-RIO e da EMBRAPA-Arroz e Feijão, realizar o zoneamento para o feijão irrigado, que tem por fator limitante a temperatura, uma vez que o suprimento de água é garantido com a tecnologia de irrigação.

Assim, o zoneamento objetivou identificar as regiões de menor e maior risco climático e definir as melhores épocas de plantio para a cultura de feijão irrigado no estado do Rio de Janeiro, com vistas a dinamizar a produção e com isso possibilitar a obtenção de maiores rendimentos, garantindo níveis satisfatórios de produtividade e evitando-se problemas causados exclusivamente por fatores climáticos, como, por exemplo, abortamento de flores causado por estresse de temperatura.

Dados fornecidos pela PESAGRO-RIO

AGRICULTURA
Esta rúbrica é disponível unicamente em português e destinada especialmente aos que desejam informações mais detalhadas sobre a agricultura sumidourense.
ZONEAMENTO AGROCLIMATICO

MILHO

FEIJÃO SEQUEIRO

FEIJÃO IRRIGADO

TABELA DE PLANTIO

Faça a identificação do tipo de solo da área a ser plantada, verificando sua profundidade e coletando amostras até a profundidade de 40cm para determinação da textura do solo. De acordo com o resultado da análise, classifique o tipo de solo de acordo com a Tabela de Plantio.

De acordo com o solo e a cultura a ser plantada, selecione a cultivar e semeie na época indicada pelo ZOAGRO.