HISTORIA

GEOGRAFIA

ECONOMIA

TURISMO

FOTOS

NOTíCIAS

NATUREZA

SERVIÇOS

CULTURA

FESTAS & EVENTOS

Webmaster

Index

SUMIDOURO

MÚSICA

Criada em 1964, a Sociedade Musical 31 de Dezembro é uma dos mais antigos grupos musicais de Sumidouro. Ela anima tradicionalmente as festas da cidade e organiza o aprendizado de música a todos que se interessam.

Criado em 1979 o grupo musical Energia acampanha o cantor Ayrton RAMOS que realiza shows em todo o Brasil focalizando especialmente a obra do falecido cantor Raul Seixas. Para acessar o site internet clique

ARTES PLASTICAS

Quase desconhecido dos sumidourenses e portanto de um talento fora do comum, o senhor Manoel FELIX é um escultor autóctono. Sem nenhuma formação artística clássica êle soube desenvolver um estilo próprio de escultura em madeira.

LITERATURA

Apesar de não ser abundante, Sumidouro coleciona algumas produções nativas de grande interesse. A primeira que podemos citar é Rosinéa CORGUINHA que se ilustrou como uma poetisa creativa e intensa. Seu primeiro livro Album de Poesias editado pelo Projeto Manoel Bandeira em 1983 foi uma primeira amostra do seu talento. Em junho de 1999 o seu livro Bem Dito é o Fruto confirmou a capacidade creativa desta jovem sumidourense (Para saber mais sobre este livro clique ).

Recentemente foi publicado o livro Azas Pandas de Esmael Luiz RIBEIRO, que conta de uma maneira pródiga varias histórias e estórias perdidas nas memórias de Sumidouro.

Todos os anos desde 1980, o Projeto Manoel Bandeira é organizado para incentivar o exercicio da poesia aos jovens do municipio. Outra iniciativa de apoio à poesia é o site internet O Canto da Poesia criado em fevereiro do ano 2000 e que você pode acessar clicando o logotipo abaixo.

TEATRO

Sem uma atividade regular alguns grupos amadores de teatro organizam peças em Sumidouro.

CINEMA

Nada.

PATRIMÔNIO

Sumidouro possui dezenas de construções datando do século XIX mas até hoje nenhuma foi tombada e muitas estão em perigo. Por ignorância algumas restaurações, como a da Igreja Matriz ou da Capela do Nosso Senhor dos Passos foram feitas sem nenhuma orientação e acabaram danificando o aspecto original do nosso patrimônio.

Após uma mobilização dos ex-alunos do Colégio São José, a Prefeitura Municipal de Sumidouro iniciou a restauração do Casarão, a mais antiga construção de Sumidouro datando do primeiro terço do século XIX. As obras, orientadas por arquitetos da Universidade Federal de Juiz de Fora estão salvando da ruina este exemplo arquitetônico do ciclo cafeeiro.

FOLCLORE

Alguns grupos amadores se apresentam em festas religiosas como Dia dos Reis, São João, etc.

CIÊNCIA

Nenhuma instituição científica existe em Sumidouro. Nenhum clube de ciências, associação ou projeto, incentiva o desenvolvimento de talentos ou a vocação científica dos jovens. Para tentar ajudar um pouquinho aqueles que não sabem onde podem encontrar o que, Sumidouro on line preparou uma lista de endereços e de links de várias instituições científicas do estado. A maioria está localizada na capital. Para acessar a lista basta clicar o logo abaixo.


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

MESTRE FELIX

PROJETO MANOEL BANDEIRA
O Projeto Manoel Bandeira, lançado pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura em 1980, abrange todas as séries do 1° e 2° graus dos ensinos regular e supletivo.

O Projeto se desdobra em seis subprojetos, de forma a atender as possibilidades de cada turma, escola e região.

Seus principais objetivos são :

a) Gerais

  1. Divulgar nas escolas do 1° e 2° graus dos ensinos regular e supletivo diferentes manifestações poéticas.
  2. Desenvolver o conceito de que a literatura, a pintura, a música, a escultura, etc. são formas de expressão de uma mesma arte e que, portanto, não devem ser tratados de maneira estanque.
  3. Incentivar a criação poética.

b) Específicos

  1. Abordar a área de Comunicação e Expressão como um todo.
  2. Valorizar a palavra, o gesto, o som, a cor, a forma, como meios de expressão e comunicação.
  3. Mostrar que o texto poético não se limita ao verso.
  4. Fazer ver que as palavras podem ser relacionadas às cores, aos sons, aos movimentos, etc.
  5. Despertar o gosto pela leitura de textos poéticos de autores nacionais.
  6. Mostrar que a obra poética é uma resposta do artista ao mundo que o cerca, podendo ter atuação sobre esse mundo, isto é, que a obra poética é uma forma de comunicação do artista com o mundo.