HISTORIA

GEOGRAFIA

ECONOMIA

TURISMO

FOTOS

NOTICIAS

NATUREZA

SERVIÇOS

CULTURA

FESTAS & EVENTOS

Webmaster

Index

SUMIDOURO

NATAL

A festa que comemora o nascimento de Jesus Cristo não é exatamente um aniversário pois ninguém sabe com certeza quando Jesus nasceu. Os estudos realizados até agora mostram que na verdade êle teria nascido entre os anos -5 e -4 do calendário atual que começa teoricamente com o seu nascimento.

Após a conversão do imperador Romano Constantino I o cristianismo tornou-se a religião oficial de Roma. Desde então várias festas pagãs foram transformadas em festas católicas. Isto foi feito porque era difícil para as autoridades religiosas da época imporem outras datas pois as festas pagãs faziam parte da tradição já havia milhares de anos, e era mais fácil convencer os novos cristão apenas mudando o nome das festas. Assim, por exemplo, a festa do final de Dezembro era a festa do solstício de inverno (22 ou 23 de dezembro) data em que a noite é a mais longa do ano (no hemisfério norte). A igreja Católica modificou apenas o sentido dizendo que esta data marcava a chegada do menino Jesus (a luz do mundo). Isso justificava o fato de que a partir deste dia as noites eram cada vez mais curtas e os dias mais longos pois "a luz do Cristo vencia as trevas do mal". A data do Natal é simétricamente oposta à da Festa de São João (veja o texto sobre esta festa) que corresponde ao solstício de verão (o dia mais longo do ano).

Carlos Magno (742-814) chegou até a decretar o Natal como o primeiro dia do ano, costume que durou até o século XII em algumas regiões da Europa. Uma crença muito antiga considerava que os doze dias que começavam com o Natal representavam os doze meses do ano, e que o tempo que faria em cada um destes dias seria o anúncio do tempo do mês correspondente. Por exemplo : se chovesse no dia 25, choveria muito no mês de janeiro ; se ventasse no dia 26, ventaria muito no mês de fevereiro, e assim por diante. Também não é por acaso que a Igreja Católica recuperou o dia seis de janeiro (doze dias depois do Natal) para comemorar a chegada dos Reis Magos. Aliás como o solstício de inverno caía no dia 6 de janeiro segundo o calendário egípcio, os cristãos do oriente (Jerusalém) comemoraram durante muito tempo o nascimento de Jesus nesta data, e não no dia 25 de dezembro.

HISTÓRIA DAS FESTAS
FESTA DE SÃO JOÃO

NATAL

CARNAVAL

HALLOWEEN

FOLIA DOS REIS